UOL Notícias Notícias
 
06/01/2010 - 14h24

Bruxelas adverte sobre ovos alemães contaminados na Grã-Bretanha

BRUXELAS, 6 Jan 2011 (AFP) -A Grã-Bretanha adquiriu ovos potencialmente contaminados com dioxina na Alemanha, em um novo episódio de um caso que começa a crescer, após o fechamento de mil granjas alemãs pela presença de rações tóxicas, informou nesta quinta-feira a Comissão Europeia.

As autoridades britânicas foram informadas sobre a presença em seu território desses ovos, sob forma processada, e tentam localizá-los para determinar se estão contaminados, declarou um porta-voz da Comissão Europeia.

Trata-se de um carregamento de 86 mil ovos que foi exportado na metade de dezembro em direção à Holanda, para onde chegaram, procedentes da Alemanha, como parte de um total de 136 mil ovos para serem processados.

A Comissão Europeia admitiu desconhecer se se trata de maionese, bolos ou xampus, entre outras possibilidades.

Os 86 mil ovos, ou seis toneladas, foram misturados a 14 toneladas de ovos holandeses, razão pela qual Bruxelas estimou que, se contaminados, o nível será "fraco", já que ficaram "diluídos".

Os outros 50 mil, ou três toneladas, exportados à Holanda, foram misturados com 14 toneladas de ovos locais para preparar três carregamentos distintos de alimentos processados.

A dioxina é um produto químico que pode causar o aparecimento de doenças a médio e longo prazos, como o câncer.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host