UOL Notícias Notícias
 
07/01/2010 - 19h53

Suco de laranja: Bruxelas avalia fusão Votorantim-Fischer

BRUXELAS, 7 Jan 2011 (AFP) -A Comissão Europeia decidiu nesta sexta-feira abrir uma investigação aprofundada sobre o projeto de fusão das atividades relacionadas ao suco de laranja de dois grupos brasileiros, Votorantim e Fischer, ao considerar que ela pode provocar distorções para a concorrência.

Bruxelas considera, após uma primeira avaliação, que a operação pode "trazer problemas de concorrência no espaço econômico europeu em relação ao suco de laranja e a vários subprodutos resultantes da transformação das laranjas frescas em suco", segundo o comunicado.

"O projeto de empresa comum reagruparia dois dos quatro principais produtores que abastecem o produto na Europa e devemos garantir que os consumidores europeus não sejam afetados", ressaltou Joaquín Almunia, vice-presidente da Comissão responsável pela concorrência.

O grupo Votorantim tem atividades diversificadas e está presente em uma ampla gama de setores, que vão do cimento à mineração, passando pela metalurgia. Suas atividades no setor de suco de laranja são realizadas por meio de sua filial, Citrovita.

O Fisher, por sua vez, é um grupo ativo nos serviços marítimos, em plataformas petroleiras, assim como na produção e venda de sucos de fruta por atacado, através de sua filial Citrosuco.

A operação reuniria dois dos principais produtores mundiais de suco de laranja e "causaria imbricações entre as atividades das partes" na Europa, onde fornecem suco de laranja por atacado às empresas do setor de bebidas.

Estas, por sua vez, abastecem os consumidores com sucos prontos para o consumo sob suas próprias marcas ou através de marcas que pertencem aos grandes varejistas.

Esta primeira avaliação também revelou que a empresa comum ocuparia uma posição de força nos mercados de abastecimentto de vários subprodutos que surgem da transformação de laranjas frescas em suco, como óleos e essências de laranja.

A Comissão Europeia tomará uma decisão até 19 de maio de 2011.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    1,58
    3,309
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h40

    -2,07
    61.344,67
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host