UOL Notícias Notícias
 
08/01/2010 - 07h05

Irã prende 'espiã' na fronteira com o Azerbaijão

TEERÃ, 8 Jan 2011 (AFP) -A prisão de uma mulher americana que, de acordo com informações que circularam esta semana na imprensa, teria sido presa ao tentar entrar no Irã por acusações de espionagem, foi confirmada neste sábado por um oficial das forças de segurança iranianas.

Ahmad Garavand, vice-chefe da polícia de fronteira do Irã, disse que seus homens prenderam uma "espiã" americana na cidade de Jolfa, na fronteira com o Azerbaijão, indicou a agência de notícias Fars.

Ele identificou a mulher como Hal Talayan, de 34 anos.

"Esta espiã americana foi presa em Jolfa", declarou Garavand à Fars.

"De acordo com o serviço de inteligência do controle de fronteira, esta pessoa foi presa no dia 5 de janeiro enquanto filmava disfarçada de turista, e estava em uma missão da agência de espionagem americana".

Na quinta-feira, a Fars noticiou que Talayan teria sido detida na semana anterior na fronteira com a Armênia.

Mais tarde, a rede de televisão iraniana Al-Alam informou que uma mulher americana teve a entrada negada na fronteira com a Armênia uma semana atrás, devido a um problema com seu visto.

"Ela se dirigiu aos guardas de fronteira, mas como ela não possuía um visto, não foi autorizada a entrar no Irã. Ela foi então mandada de volta para a Armênia", indicou a Al-Alam.

Neste sábado, a agência oficial Isna também citou Garavand para informar que a mulher foi "encarregada pelos americanos de filmar a fronteira".

"Ela estava filmando os mercados da fronteira, as delegacias (de polícia) de Jolfa e a fronteira", relatou Garavand.

"Ela foi detida na fronteira de Jolfa e entregue aos serviços de inteligência", afirmou, indicando que ela possuía "um equipamento de filmagem avançado" e que o caso está sendo investigado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host