UOL Notícias Notícias
 

14/01/2010 - 07h06

Congresso de Honduras designa Micheletti deputado vitalício

O Congresso de Honduras designou na noite de quarta-feira como "deputado vitalício" o presidente de fato Roberto Micheletti, por seus "esforços a favor da democracia" no país.

Micheletti assistiu a sessão, na qual o Congresso concluiu seu período constitucional de quatro anos, e em um discurso agradeceu o apoio do Legislativo durante os sete meses que têm governado o país.

O presidente de fato assumiu o poder em 28 de junho, após o golpe de Estado contra o presidente constitucional Manuel Zelaya, expulso do poder e do país, que está refugiado na embaixada do Brasil desde 21 de setembro, quando retornou de surpresa ao país.

O Congresso, dominado por parlamentares que apoiaram a destituição de Zelaya, nomeou como "presidente constitucional" Micheletti, que presidia o Parlamento.

Micheletti garantiu que deixará o poder em 27 de janeiro, quando assumirá o presidente Porfirio Lobo, eleito na votação de 29 de novembro.

Na mesma sessão, o Congresso concedeu a nacionalidade hondurenha ao técnico colombiano Reinaldo Rueda, como agradecimento pela classificação da seleção de futebol à Copa do Mundo da África do Sul-2010.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host