UOL Notícias Notícias
 

14/01/2010 - 11h59

Dois mil haitianos feridos atendidos na fronteira com a República Dominicana

Cerca de 2.000 pessoas gravemente feridas pelo terremoto que devastou o Haiti na terça-feira foram atendidas durante toda a quarta-feira em três hospitais de Jimaní, na fronteira com a República Dominicana.

Õnibus que partiram de Porto Princípe cruzaram a fronteira com crianças mutiladas e homens, mulheres e idosos com fraturas, o que transformou o panorama dos centros médicos localizados 280 km ao oeste de Santo Domingo.

Os feridos mais graves fizeram em Jimaní apenas uma primeira escala antes de seguir viagem até a capital, onde seriam atendidos em hospitais melhor equipados.

Outros feridos eram levados a hospitais de outras províncias do oeste dominicano como Barahona, depois que o governo do presidente Leonel Fernández ordenou que os centros de saúde da área de fronteira com o Haiti ficassem disponíveis para atender as vítimas.

Segundo o Centro de Operações de Emergência (COE), que coordena os trabalhos, 200 pessoas passaram por cirurgias.

Em Jimaní, pequena cidade de 11.000 habitantes localizada na província de Independência, também foi instalado um posto de controle para coordenar as operações de ajuda humanitária.

Em um decreto, Fernández determinou urgência às compras e contratações de serviços e bens necessários para ajudar o país vizinho.

A República Dominicana espera ajudar com alimentos, água e leite.

Equipes médicas dominicanas viajaram para ajudar os feridos, com material para a instalação de hospitais de campanha.

Militares e policiais do país também auxiliam nos trabalhos de resgate e na busca por sobreviventes entre os escombros.

Mas diante da gravidade da situação, o governo dominicano também ativou controles migratórios mais rígidos, para impedir uma entrada em massa e ilegal de haitianos ou presidiários que fugiram da penitenciária de Porto Príncipe.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host