UOL Notícias Notícias
 

15/01/2010 - 19h37

EUA já dipõem de infraestrutura para entregar alimento e água a haitianos

Os Estados Unidos anunciaram que já estão em condições de entregar seu primeiro grande carregamento de comida e água às vítimas do terremoto no Haiti, enviado a bordo do porta-aviões "Carl Vinson", que na tarde desta sexta-feira já estava em águas haitianas.

"Em termos de alimentação, já mobilizamos e estão a caminho 600.000 rações humanitárias", disse à imprensa o diretor da Agência para o Desenvolvimento Internacional (AID), Rajiv Shah.

O Exército americano entregará, também, à população 100.000 contêineres com dez litros de água potável cada um.

"Vinte mil desses contêineres chegarão ainda hoje (sexta-feira)", acrescentou.

Os Estados Unidos oferecem 48 milhões de dólares em assistência alimentar, suficiente para "garantir vários meses de comida à população afetada, ou dois milhões de pessoas", acrescentou.

O Comando Sul dos Estados Unidos com base em Miami determinou que o aeroporto de Porto Príncipe, que possui apenas uma pista de aterrissagem, possa administrar apenas 90 decolagens e pousos por dia, segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

Mas a chegada do porta-aviões, que carrega 19 helicópteros, dará ao Haiti uma infraestrutura equivalente a um segundo aeroporto. Os Estados Unidos também tentam construir um heliporto provisório perto do Toussaint Louverture de Porto Príncipe para ajudar a receber os carregamentos de água, comida e remédio que vêm do exterior.

Para a assistência aos feridos, os Estados Unidos estão usando sua base naval de Guantánamo, na ilha de Cuba, onde foram hospitalizados 24 americanos gravemente golpeados no terremoto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host