UOL Notícias Notícias
 

15/01/2010 - 16h36

OEA considera que retorno de Aristide ao Haiti 'é um tema para os haitianos'

Um possível retorno do ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide a seu país, assolado por um terremoto devastador, é "um assunto interno dos haitianos", declarou nesta sexta-feira o secretário-geral adjunto da Organização dos Estados Americanos (OEA), Albert Ramdin.

"É um cidadão haitiano e, como todo cidadão haitiano, quer ajudar no processo (de reconstrução). É algo que tem que ser resolvido entre os haitianos", disse Ramdin em uma entrevista coletiva á imprensa.

Aristide, exilado na África do Sul, disse nesta sexta-feira que está disposto a retornar ao Haiti para "ajudar a reconstruir" o país.

O político populista se viu obrigado a abandonar a Presidência do Haiti em 29 de fevereiro de 2004 devido a uma insurreição do Exército e a pressões internacionais.

"Na nossa perspectiva só há um governo no Haiti e esse governo é o do presidente Preval", disse Ramdin ao responder perguntas da imprensa sobre uma possível extensão do controle dos Estados Unidos sobre o país.

O Haiti foi atingido por um terremoto de magnitude 7,0 na terça-feira que pode ter deixado até 50.000 mortos, segundo estimativas.

Os Estados Unidos lideram uma iniciativa internacional de ajuda com o envio de até 10.000 tropas até segunda-feira, de um porta-aviões e de dezenas de socorristas.

"O presidente Preval falou claramente à imprensa. Obviamente, não tem tudo sob controle, muitos de seus ministros ainda não podem ser localizados, mas estamos conversando com as autoridades haitianas" sobre essa situação, insistiu Ramdin.

A OEA espera poder mobilizar em pouco tempo um milhão de dólares de seus próprios fundos para o Haiti, explicou o secretário-geral adjunto, que preside o chamado Grupo de Países Amigos do Haiti dentro da organização.

As quase cem pessoas que trabalham para a OEA no Haiti "estão bem no geral, exceto por alguns pequenos ferimentos", anunciou Ramdin.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host