UOL Notícias Notícias
 

18/01/2010 - 17h50

Haiti precisa de 10 bilhões de dólares para reconstrução

O Haiti precisa de um programa de ajuda internacional de 2 bilhões de dólares anuais durante un período total de cinco anos para avançar em sua reconstrucão e no fortalecimento de suas instituições, disse o presidente dominicano Leonel Fernández nessa segunda-feira.

"Vimos que o Haiti talvez precise de uns 2 bilhões de dólares ao ano", afirmou Fernández ao comentar os debates do primeiro encontro internacional realizado nessa segunda-feira em Santo Domingo para avaliar a reconstrução do Haiti atingido por um terremoto da última terça-feira.

"Estaríamos falando de um programa de cinco anos de uns 10 bilhões de dólares", precisou o presidente.

Fernández advertiu que para que a ajuda seja efetiva é necessário "conquistar uma convergência no plano internacional" e "uma coordenação interna para sua atuação", como a criação ou o fortalecimento de uma autoridade central no Haiti.

"Em primeiro lugar a ajuda humanitária imediata deve continuar, mas há problemas logísticos que devem ser solucionados", afirmou Fernández.

"O que foi reclamado é uma autoridade central no Haiti que faça fluir a assistência que está chegando para que o impacto da ajuda humanitária surta o efeito desejado", insistiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host