UOL Notícias Notícias
 

21/01/2010 - 16h54

Estamos retomando o controle do Haiti, diz presidente

As autoridades haitianas estão retomando o controle da situação, nove dias após o terremoto que devastou o país, afirmou nesta quinta-feira o presidente René Préval, destacando que a ajuda internacional está se organizando.

"É difícil atuar como trabalhávamos no passado, mas estamos retomando o controle", declarou Préval a jornalistas. "A ajuda está se organizando, e vai continuar melhorando", acrescentou.

Questionado sobre as críticas proferidas contra a falta de reação de seu governo após o terremoto de 12 de janeiro, o dirigente haitiano disse que "acabamos de sofrer uma catástrofe que teria abalado profundamente qualquer país".

"A Presidência caiu, o Parlamento caiu, o Palácio de Justiça caiu, muitos ministérios e repartições administrativas caíram, com todos os documentos que estavam dentro", justificou Préval.

O presidente garantiu, porém, que o país está voltando à normalidade, em meio às ruínas.

"A população já constatou que recuperamos 70 mil mortos. Os postos de gasolina começaram a ser reabastecidos, e os bancos reabriram hoje", afirmou.

Sobre os problemas registrados no transporte da ajuda humanitária, e no sobrecarregado aeroporto de Porto Príncipe, Préval sentenciou que "o mais importante hoje é a coordenação".

Criticado por não aparecer com frequência nas ruas de Porto Príncipe, o presidente declarou ter circulado pela capital na noite de 12 de janeiro, logo após o terremoto, para avaliar os danos. "Fiz outras visitas nos dias seguintes, mas a prioridade é organizar os socorros", defendeu-se.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host