UOL Notícias Notícias
 

21/01/2010 - 07h45

EUA autorizam trânsito de avião militar de Taiwan com ajuda para o Haiti

Pela primeira vez em 30 anos, os Estados Unidos autorizaram o trânsito por seu território de um avião militar de Taiwan com ajuda para os flagelados do terremoto no Haiti, dando a provação sem consultar a China antes.

Este avião com carga com ajuda para o haiti fez uma escala no território norte-americnao, segundo o Instituto Americano em Taiwan, organismo que faz as vezes de embaixada dos Estados Unidos.

Consultado se as autoridades americanas haviam discutido esta delicada questão com a China antes de dar a autorizaçao, Christopher Kavanagh, funcionário desse instituito, disse que não foi necessário, já que a aprovação foi dada por motivos humanitários.

A China, que considera que Taiwan faz parte de seu território, em geral reage mal ante contatos militares e outras relações oficiais entre a ilha e qualquer país, especialmente os Estados Unidos.

O jornal Daily News, com sede em Taipé, informou que o avião em questão se trata de um C-130 da força aérea da ilha.

É a primeira vez que um avião militar de Taiwan transita pelo território americano desde que, em 1979, os Estados Unidos reconheceram diplomaticamente Pequim ao invés de Taipé, segundo o jornal.

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores de Taiwan não quiseram comentar o fato.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host