UOL Notícias Notícias
 

21/01/2010 - 17h35

Morre Jacques Martin, pai de Alix e glória do desenho animado franco-belga

Um dos últimos grandes sobreviventes do desenho animado franco-belga dos anos 1950, Jacques Martin, pai do célebre herói Alix, o intrépido personagem de séries históricas, faleceu nesta quinta-feira na Suíça, aos 88 anos.

"Meu pai morreu dormindo na clínica d'Orbe, onde foi internado de manhã com um edema pulmonar", declarou à AFP sua filha Frédérique Martin.

Nascido em Estrasburgo (leste da França), em 1921, estudou na escola de Artes e Ofícios da Bélgica, país no qual encontrou a mulher Monique e teve dois filhos, Frédérique et Bruno.

Deixa uma obra muito rica. Apaixonado ao mesmo tempo por desenho e história, Jacques Martin foi autor de séries - Alix, Lefranc, Jhen, Arno, Kéos, Lo¯s e Orion - personagens conhecidos por seu caráter épico, destacando-se pela precisão do traço e a minúcia da documentação histórica.

No total, foram vendidos 20 milhões de exemplares, em 15 línguas, de seus 120 álbuns com aventuras de seus diferentes heróis.

A partir de 1948 no Journal de Tintin, ele começou a trabalhar ao lado do "mestre", Hergé, então "diretor artístico" do diário semanal, e com Edgar P. Jacobs.

Nos Studios Hergé, a partir de 1953, colaborou durante 19 anos com o criador de Tintin.

Dominou o gênero do desenho animado histórico, fazendo reviver a Roma de César com Alix, a Guerra dos Cem Anos com Jhen, e ainda a epopeia napoleônica em companhia de Arno, feito junto com o desenhista André Juillard.

Ele criou em 1948 para o Journal de Tintin o personagem de Alix -ex-escravo gaulês dos Partos que se tornou ligado a César - depois, em 1952, o jornalista Lefranc, seu herói contemporâneo.

Vítima de uma doença ocular, Jacques Martin foi obrigado a deixar o trabalho de desenhista em 1992, continuando, no entanto, com os cenários e diálogos, mas confiando o desenho a outros futuros grandes criadores como Gilles Chaillet.

Após a morte no dia 2 de janeiro, aos 78 anos, do desenhista franco-belga Tibet, criador de Ric Hochet e Chick Bill, seu falecimento deixa sós os grandes contemporâneos como Michel Graton e Albert Weinberg, pais de Michel Vaillant e Dan Cooper, e que têm, hoje, 86 e 87 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host