UOL Notícias Notícias
 

21/01/2010 - 14h47

Segurança no Haiti está sob controle, diz ONU

A segurança no Haiti, cenário de um violento terremoto ocorrido dia 12 de janeiro, está sob controle, asseguraram nessa quinta-feira porta-vozes da ONU, apesar das cenas de saques serem frequentes na capital.

"A situação está sob controle na capital e no resto do país, a não ser em alguns casos isolados de saques", assegurou Vicenzo Puguese, porta-voz da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah).

Na cidade de Porto Príncipe, devastada pelo terremoto, casas, instituições oficiais, bancos e lojas foram saqueadas pela população, diante da impotência da polícia local.

Segundo a Minustah, a situação, do ponto de vista da segurança, não piorou desde o terremoto.

Entretanto, organizações, como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, foram obrigadas a suspender a ajuda humanitária devido ao ambiente tenso que reinava no bairro de Porto Príncipe onde estavam atuando.

Nos últimos seis meses, incluindo a última semana, as forças brasileiras - que exercem o comando militar da Minustah com 1300 soldados no Haiti - realizaram apenas um único tiro acidental, enquanto em 2007 os tiros podiam ser contados aos milhares, segundo estatísticas brasileiras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host