UOL Notícias Notícias
 

23/01/2010 - 11h15

Celebridades se unem para socorrer o Haiti

O ator americano George Clooney comandou na noite de sexta-feira uma maratona de shows com mais de 100 celebridades americanas para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti, transmitida ao vivo por vários canais de TV dos Estados Unidos.

Organizada pelo canal MTV, a maratona reuniu cerca de 130 personalidades como Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Wyclef Jean, Beyoncé, Jay-Z ou Bono Vox.

Imagens trágicas e emocionantes da ilha devastada por um violento terremoto no dia 12 de janeiro foram divulgadas entre os shows. Dezenas de pessoas, entre as quais várias celebridades, atenderam as ligações telefônicas dos telespectadores que queriam fazer doações.

"A tragédia do Haiti transcende as fronteiras", declarou George Clooney no início do programa, que começou às 20H00 locais (23H00 de Brasília). "No coração de cada religião existe a crença de que temos de cuidar uns dos outros", sentenciou.

"O povo haitiano precisa de sua ajuda. Eles precisam saber que não estão sozinhos", acrescentou.

Durante o programa, os telespectadores foram constantemente incentivados a fazer doações através dos sites de socialização Facebook ou MySpace. O site HopeForHaitiNow.org também apareceu muitas vezes no lugar dos nomes dos artistas, assim como o número 87799-HAITI ou a proposta de enviar um torpedo com a palavra "GIVE" ao número 50555.

George Clooney anunciou que doará um milhão de dólares para o Haiti. O ator Leonardo DiCaprio disse que também doará um milhão de dólares ao Fundo Clinton-Bush para o Haiti, criado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O casal de atores Brad Pitt e Angelina Jolie já haviam doado um milhão de dólares para ajudar nas operações de resgate.

O terremoto deixou mais de 110 mil mortos.

As maratonas de shows organizadas depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 e do furacão Katrina em 2005 permitiram arrecadar, respectivamente, cerca de 150 milhões de dólares, e 40 milhões de dólares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h50

    -0,22
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h57

    -0,41
    75.659,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host