UOL Notícias Notícias
 

23/01/2010 - 09h19

Pelo menos 150 corpos são retirados de poços após combates na Nigéria

Pelo menos 150 corpos foram retirados dos poços da aldeia de Kuru Karama, perto de Jos, no centro da Nigéria, depois de violentos enfrentamentos entre cristãos e muçulmanos, afirmaram neste sábado à AFP o chefe da aldeia e voluntários.

"Encontramos 150 corpos em poços até agora, mas 60 pessoas ainda estão desaparecidas", declarou o chefe da aldeia, Umar Baza.

"Temos uma lista das pessoas deslocadas desta aldeia, que se refugiaram em três campos, e ainda há 60 desaparecidos", explicou Baza.

Mohammed Shittu, chefe da equipe de voluntários muçulmanos em Kuru Karama, confirmou o número de vítimas encontradas nos poços.

"Há 150 corpos no total, que foram retirados dos poços desde quinta-feira. Vamos voltar hoje para procurar outros corpos", disse ele à AFP.

"Segundo os relatos de sobreviventes, pessoas que fugiam dos ataques morreram em emboscadas", explicou.

"Acreditamos que mais corpos estejam nos poços, mas o nível de decomposição dificulta as operações de extração. Decidimos, então, cobrir os poços com areia", acrescentou Baza.

O balanço anterior, divulgado ontem, mencionava 62 corpos retirados de poços.

Nenhum balanço oficial dos enfrentamentos foi publicado mas, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), pelo menos 160 pessoas morreram e outras 18 mil foram deslocadas pelos combates.

O confronto, que começou domingo passado em Jos, teria sido provocado por uma desavença entre dois proprietários de terras, um cristão e outro muçulmano, que se alastrou rapidamente pelas aldeias vizinhas.

Para evitar um ciclo de represálias, a segurança foi reforçada em várias cidades do norte como Kano, Kaduna ou Maiduguri, uma região de maioria muçulmana dominada pela etnia haoussa.

Entre 300 e 700 pessoas morreram em Jos no fim de 2008 em enfrentamentos semelhantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host