UOL Notícias Notícias
 

28/01/2010 - 02h09

Obama: guerra no Iraque está acabando e tropas estão voltando

A guerra no Iraque está acabando e todas a tropas americanas estão voltando para casa, disse o presidente Barack Obama nesta quarta-feira, em seu primeiro discurso do Estado da União, prometendo manter o apoio dos Estados Unidos ao povo iraquiano.

"Conforme fortalecemos nossa luta contra a Al-Qaeda, estamos deixando o Iraque para seu povo de maneira responsável", afirmou o presidente.

"Mas não se enganem: esta guerra está acabando, e todas as nossas tropas estão voltando para casa", destacou Obama, muito aplaudido pelos presentes.

O presidente renovou sua promessa de que todas as tropas de combate americanas deixarão o Iraque até o fim de agosto de 2010, mais de sete anos depois da invasão comandada pelos EUA, que derrubou o ditador Saddam Hussein.

"Ajudaremos o governo iraquiano quando eles organizarem suas eleições, e continuaremos a apoiar o povo iraquiano a promover a paz e a prosperidade na região", acrescentou Obama.

Em seguida, o presidente explicou como mudou o foco militar americano do Iraque para o Afeganistão, com o objetivo de combater a Al-Qaeda.

No entanto, afirmou que pretende iniciar a retirada das tropas americanas do Afeganistão já em 2011.

"Esta noite, todos os nossos homens e mulheres de farda - no Iraque, no Afeganistão e em todo o mundo - precisam saber que têm nosso respeito, nossa gratidão e nosso total apoio", afirmou Obama.

"E, assim como eles precisam ter os recursos necessários para a guerra, nós também temos a responsabilidade de apoiá-los quando eles voltarem para casa", afirmou, destacando os programas de seu governo para ajudar militares veteranos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,70
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h51

    -1,70
    61.572,64
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host