UOL Notícias Notícias
 

02/02/2010 - 17h08

BM empresta USD 485 milhões ao Rio de Janeiro para projetos de saúde e educação

O Banco Mundial (BM) anunciou nesta terça-feira um empréstimo de 485 milhões de dólares para o Rio de Janeiro que servirá para melhorar a administração fiscal, a saúde e a educação.

O dinheiro financiará o projeto de política de sustentabilidade fiscal, desenvolvimento humano e competitividade do estado, que pretende enfrentar as sequelas da crise mundial que atingiu a economia brasileira, informou um comunicado.

Cerca de 44% dos empregos no Rio de Janeiro são informais. Na capital do estado, as favelas crescem três vezes mais rápido do que o crescimento populacional.

O plano permitirá também "consolidar as oportunidades e conquistas nos próximos anos, especialmente para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016", considerou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O empréstimo "permitirá ao governo do Rio de Janeiro cuidar de gastos prioritários, reforçar a disciplina fiscal e melhorar os programas de saúde e educação para fornecer melhores serviços", disse o diretor para o Brasil do BM, Makhtar Diop.

Desde 1952, o BM investiu 2 bilhões de dólares em programas no Rio de Janeiro, e atualmente no estado há seis projetos do banco em áreas de transporte, desenvolvimento e meio ambiente, indicou o comunicado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host