UOL Notícias Notícias
 

02/02/2010 - 20h26

Cubana mais velha comemora 125 anos e espera viver muito mais

Juana Rodríguez, a pessoa mais velha do mundo, segundo o governo de Cuba, comemora nesta terça-feira 125 anos "muito feliz", com boa saúde e esperando celebrar "muito mais", segundo declarou a um meio de comunicação local.

Juana Bautista de la Candelaria Rodríguez, apelidada de 'Candulia' por amigos e familiares, disse que espera "festejar muitos outros aniversários", em declarações à Agência de Informação Nacional (AIN), que não deu detalhes da comemoração.

Nascida na província de Granma no dia 2 de fevereiro de 1885, segundo consta em seu documento de identidade, Juana foi registrada no município de Campechuela, onde mora.

"Até agora não existe nenhuma possibilidade de que tenha ocorrido algum erro ao registrá-la. Isso está devidamente confirmado", disse uma funcionária do Registro consultada pela AFP por telefone.

O aniversário de 'Candulia' foi destaque nos meios de comunicação cubanos, que a consideram a pessoa mais velha do mundo. No entanto, em setembro morreu a norte-americana Gertrude Baines, de 115 anos, considerada até então a mulher mais velha do planeta pelo Gerontology Research Group dos Estados Unidos.

Com seis netos, 15 bisnetos e quatro tataranetos, 'Candulia' é atendida por uma equipe médica e atribui sua longevidade "ao ar puro do campo", à alimentação rica em tubérculos, raízes e carnes, e ao "coração sempre repleto de amor" por seus semelhantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host