! Candidatos ao posto de Obama no Senado são designados - 03/02/2010 - AFP - Internacional
UOL Notícias Notícias
 

03/02/2010 - 14h20

Candidatos ao posto de Obama no Senado são designados

Os candidatos democratas e republicanos que disputarão o posto de senador pelo Illinois (norte), que o presidente Barack Obama deixou vago, foram designados na terça-feira durante a primeira primária para as eleições legislativas de metade de mandato em novembro.

Mark Kirk, membro da Câmara dos Representantes, ganhou a primária republicana.

Alexi Giannoulias, atual tesoureiro do Estado, aceitou no mesmo dia a indicação do Partido Democrata.

Os candidatos têm dez meses para fazer campanha. Segundo uma pesquisa recente, o democrata Alexi Giannoulias tem vantagem sobre o seu rival Kirk.

Illinois é historicamente um bastião democrata. Nas eleições presidenciais de 2008, Obama superou com folga o seu adversário republicano John McCain nesse estado.

No entanto, os republicanos consideram que são capazes de repetir o golpe de sorte que permitiu que um de seus membros, Scott Brown, ficasse com o posto do senador democrata Ted Kennedy, um ícone da esquerda norte-americana, durante as eleições parciais para o Senado de 19 de janeiro.

Já os democratas devem defender no Senado os antigos assentos do vice-presidente Joe Biden, em Delaware (leste), e de Hillary Clinton, em Nova York (nordeste).

Desde 1900, os postos que foram deixados vagos no Senado por presidentes ou vice-presidentes sepois de sua eleição foram obtidos pelos partidos de oposição em cinco oportunidades de um total de dez disputas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host