UOL Notícias Notícias
 

04/02/2010 - 09h51

HRW denuncia violações dos DH por 'herdeiros paramilitares' da Colômbia

A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) denunciou graves violações dos direitos humanos por parte de grupos "herdeiros dos paramilitares" na Colômbia e considerou que houve fraude em sua desmobilização, acusações consideradas falsas pelo governo de Bogotá.

O diretor para as Américas da HRW, José Miguel Vivanco, afirmou que logo em seguida a desmobilização dos grupos paramilitares na Colômbia, em um processo que se estendeu entre 2003 e 2006, surgiram novas organizações que, segundo ele, subtituíram os grupos em questão.

"Estes grupos têm grande incidência na situação de direitos humanos nas regiões rurais afastadas, mas também nas zonas urbanas", afirmou Vivanco à imprensa, citando em particular o caso de Medellín (noroeste), segunda cidade do país, na qual os homicídios duplicaram no último ano.

De acordo com o informe "Herdeiros dos paramilitares. A nova cara da violência na Colômbia", estes grupos têm presença em 24 dos 32 departamentos (províncias) da Colômbia e são os principais responsáveis por abusos graves e generalizados contra a população civil, os defensores dos direitos humanos e os dirigentes sindicais.

A Human Rights Watch afirma que, segundo a polícia colombiana, estes grupos reúnem cerca de 4.000 pessoas em oito organizações diferentes.

O documento cita entre os abusos, os massacres, execuções, estupros, ameaças e extorsão, principalmente contra sindicalistas. Além disso, registra um aumento dos deslocamentos forçados de pessoas entre 2004 e 2007, "que coincide com a desmobilização das AUC e o surgimento destes novos grupos".

O relatório, no entanto, foi criticado pelo governo colombiano. O ministro da Defesa, Gabriel Silva, assegurou que o mesmo não se baseia na realidade.

"Não contém informação e sim especulação. São generalidades que quando alguém confronta com os fatos jamais são capazes de demonstrá-lo. É uma mentira", afirmou Silva aos jornalistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host