UOL Notícias Notícias
 

06/02/2010 - 10h04

Gates não acredita em acordo com Irã sobre questão nuclear

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, declarou neste sábado em Ancara que não acredita na proximidade de um acordo com o Irã sobre a questão nuclear.

"Não tenho a impressão de que estejamos perto de um acordo", declarou Gates à imprensa em Ancara, após reuniões bilaterais com as autoridades turcas.

Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Manuchehr Mottaki, afirmou que seu país é sério na intenção de enviar parte do urânio ao exterior para o enriquecimento, e que um acordo final sobre a troca de urânio com o Irã para o reator de pesquisas de Teerã estava próximo.

Durante a semana, o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, criou expectativas de um progresso nas bloqueadas discussões internacionais sobre o programa nuclear, ao indicar que poderia estar disposto a aceitar uma oferta para enviar parte do urânio ao exterior para o enriquecimento.

Mas Gates demonstrou ceticismo: "A verdade é que quanto mais duram as coisas e mais continuam enriqueciendo (urânio), mais diminui o valor das propostas feitas pelo Irã sobre seu programa nuclear".

"Há cada vez mais urânio levemente enriquecido produzido no Irã. Portanto, se querem aceitar a proposta dos 5+1 (os países que negociam a questão nuclear iraniana), isto significa que devem fazê-lo o mais rápido possível", concluiu Gates.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host