UOL Notícias Notícias
 

08/02/2010 - 20h06

22 narcotraficantes presos na Colômbia em operação com apoio dos EUA

Pelo menos 22 supostos narcotraficantes, membros de uma organização vinculada a cartéis mexicanos e que estão com pedidos de extradição feitos pelos Estados Unidos, foram capturados nesta segunda-feira em várias cidades colombianas, informou a Polícia.

Segundo o general Oscar Naranjo, diretor da polícia colombiana, a ação contou com o apoio da agência norte-americana antidrogas DEA e capturou 22 pessoas, entre elas 12 pilotos de aeronaves responsáveis por tranportar carregamentos de alucinógenos.

"Entre os capturados está uma mulher que fazia a ligação direta entre os cartéis colombianos de droga e o traficante mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como "El Chapo", explicou Naranjo em declarações a jornalistas.

De acordo com o porta-voz da polícia, a operação - talvez a mais importante dos últimos dez anos - se estendeu às cidades de Medellín, Cali, Barranquilla e Cartagena, e ao centro-oeste e sudesde do país.

"Neste caso nos asseguramos de que não houve nenhum vazamento de informação e por isso conseguimos 100% das prisões. É a operação de maior impacto da última década em função do número de capturas e da importância dos delinquentes", concluiu o oficial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host