UOL Notícias Notícias
 

08/02/2010 - 14h25

Mahmud Abbas aceita iniciar negociações indiretas com Israel

O presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmud Abbas, concordou em iniciar negociações indiretas com Israel sob os auspícios dos Estados Unidos, mas exigiu garantias de Washington, informou à AFP um alto funcionário palestino.

No entanto, Abbas não pretende renunciar à exigência do congelamento total da colonização israelense na Cisjordânia para retomar as negociações de paz diretas com Israel, indicou a fonte, que pediu o anonimato.

Para possibilitar a retomada dos diálogos de paz entre Israel e a Autoridade Palestina, Washington propôs às duas partes que discutam de maneira indireta durante três meses. Ao fim deste prazo, o Estado judaico empreenderia gestos de boa vontade em relação aos palestinos.

"Estes contatos têm como objetivo criar um clima propício e permitir um acordo sobre as fronteiras de um Estado palestino", indicou o alto funcionário à AFP, acrescentando que as negociações começarão no dia 20 de fevereiro.

"Durante três meses os Estados Unidos negociarão diretamente com as duas partes, após o estabelecimento de um calendário e o acordo de todos acerca de um mecanismo para a tomada de decisões", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host