UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 15h20

Começa em Quito reunião da Unasul para definir ajuda ao Haiti

A cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) teve início nesta terça-feira em Quito para definir a ajuda da região para a reconstruçãod o Haiti, depois do devastador terremoto do dia 12 de janeiro.

O presidente do Equador e pro tempore do organismo, Rafael Correa, abriu a reunião, da qual participam os presidentes da Colômbia, Alvaro Uribe, do Paraguai, Fernando Lugo, e do Peru, Alan García, além do vice-presidente da Bolívia, Alvaro García, e de chanceleres e representantes de Brasil, Argentina, Chile, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O presidente haitiano, René Preval também estará presente, assim como delegados da República Dominicana, da Organização de Estados Americanos (OEA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em seu discurso inaugural, Correa destacou que Preval é um "convidado de honra" na cúpula, na qual serão discutidas as prioridades do Haiti para sua reconstrução após o tremor, que deixou pelo menos 200.000 mortos, mais de 4.000 amputados, 300.000 feridos e dezenas de milhaes de desabrigados, segundo dados oficiais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host