UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 15h47

EUA: senador republicano desiste de bloquear indicações de Obama

O senador republicano Richard Shelby, que mantinha bloqueadas 70 indicações de funcionários do governo americano, decidiu liberá-las, afirmando que "conseguiu chamar a atenção" para um milionário contrato de renovação da frota de aviões de abastecimento da Aeronáutica americana.

O gabinete do senador Shelby anunciou que havia "renunciado ao bloqueio das nomeações, com exceção de algumas diretamente relacionadas ao contrato dos aviões de abastecimento".

Com seu veto, Shelby - que integra a comissão bancária do Senado - pretendia "chamar a atenção da Casa Branca" sobre uma disputa pelo contrato entre a americana Boeing e a europeia EADS (matriz da Airbus), sócia da americana Northrop Grumman.

Os dois gigantes aeronáuticos brigam por um contrato de 35 bilhões de dólares para renovar a frota da Força Aérea com 179 aviões de abastecimento.

A EADS/Northrop prometeu fabricar o modelo no Alabama (sul dos EUA), estado de Shelby.

O senador também protestou contra o possível bloquio da construção de um centro do FBI no Alabama, destinado a testes de explosivos.

Já que a ameaça de Shelby cumpriu sua meta de alertar a Casa Branca sobre "duas questões cruciais para nossa segurança nacional", o senador decidiu interromper o processo, explicou Jonathan Graffeo, seu porta-voz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    1,49
    3,306
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h58

    -2,09
    61.329,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host