UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 09h19

Moscou: Otan continua sendo séria ameaça para a Rússia

A Otan e sua ampliação para os países do leste da Europa continuam representando "séria ameaça" para a Rússia, afirmou o secretário do Conselho Russo de Segurança, Nikolai Patruchev.

"Duvidamos mucho que a situação da Rússia seja mais segura com a ampliação da Otan. Esta é a posição de todos que têm trabalhado na doutrina militar da Rússia", declarou Patruchev.

"A Otan representa para nós uma ameaça, e uma ameaça bastante séria", completou.

Na sexta-feira passada, o presidente russo, Dmitri Medvedev, aprovou a nova doutrina militar do país, que coloca a Otan à frente das ameaças para a segurança da Rússia.

O texto da doutrina, publicada no site do Kremlin, coloca em primeiro lugar da lista de principais perigos militares externos o "fato da Aliança Atlântica tentar tornar mundiais suas funções, em violação às normas do direito internacional".

O documento denuncia ainda a aproximação das fronteiras russas "da infraestrutura militar dos países membros da Otan, sobretudo com a ampliação da Aliança".

Moscou critica há muitos anos a entrada de Estados do antigo bloco soviético na Aliança Atlântica e faz todo o possível diplomaticamente para impedir que Ucrânia e Geórgia integrem a Otan.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host