UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 18h59

Unasul oferece 300 milhões de dólares para reconstrução do Haiti

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) resolveu nesta terça-feira em Quito criar um fundo de até 100 milhões de dólares e pedir ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um crédito de mais 200 milhões para apoiar a reconstrução do Haiti, após o terremoto do dia 12 de janeiro.

O organismo, que fez uma cúpula extraordinária com a participação do presidente do Haiti, René Preval, decidiu promover ações conjuntas para canalizar a ajuda humanitária e impulsionar trabalhos de reconstrução mediante um plano coordenado com o governo haitiano.

Nesse contexto, os doze membros da Unasul decidiram em consenso criar um fundo de cerca de 100 milhões de dólares para financiar obras nos setores viário, agrícola e da sáude, com contribuições que dependerão do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.

Mesmo assim, solicitarão ao BID um empréstimo de até 200 milhões de dólares a longo prazo, que será "garantido e assumido" pela Unasul.

As nações sul-americanas tomaram essas decisões depois de aprovarem uma proposta neste sentido do presidente peruano, Alan Garcia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host