UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 15h58

Índia testará novo míssil de longo alcance com capacidade nuclear

A Índia planeja testar este ano um míssil capaz de levar uma ogiva nuclear com um alcance de mais de 5.000 km, afirmou nesta quarta-feira o chefe dos cientistas militares indianos, V.K. Saraswat, em um anúncio que pode intensificar as tensões regionais, especialmente com o Paquistão.

"A nova série de mísseis é a do Agni-V, os planos estão terminados e se encaminham para seu primeiro voo de tete este ano", afirmou o principal cientista indiano à imprensa.

A Índia dispõe por ora do Agni-III, de um alcance de 3.000 km, testado quatro vezes com sucesso desde 2006, a última vez no domingo passado.

O míssil balístico Agni-V, com um alcance de 5.000 km, dá capacidade para ir além do sul asiático.

A Índia, que fez seu prmeiro teste atômico em 1974 e se declarou potência nuclear em 1998, lançou um ambicioso programa em 1983 para produzir seus mísseis. Já desenvolveu e lançou dois sistemas balísticos com capacidade nuclear (Agni e Prithvi).

Este anúncio acontece dias depois que a Índia propôs ao Paquistão a abertura de discussões em nível de relações exteriores.

Os secretários das Relações Exteriores são os funcionários de maior escalão de ambos ministérios, mas não são ministros nestes dois países vizinhos dotados de armas nucleares, que já se enfrentaram em três guerras desde sua independência em 1947.

A Índia e o Paquistão iniciaram um diálogo de paz no início de 2004 que ajudou a diminuir a tensão entre os dois rivais asiáticos, principalmente em relação à disputa da região da Caxemira.

No entanto, este diálogo foi interrompido depois dos ataques cometidos pr de homens armados em Mumbai, que a Índia atribuiu ao grupo militante Lashkar-i-Taiba, cuja sede se encontra no Paquistão. Este comando matou 166 pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host