UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 23h42

Morre Charlie Wilson, incentivador da insurgência afegã contra os soviéticos

Charlie Wilson, ex-congressista americano que durante a Guerra Fria impulsionou as operações da CIA de apoio à insurgência afegã contra a ocupação da União Soviética nos anos 80, morreu nesta quarta-feira aos 76 anos, vítima de um ataque cardíaco, informou o hospital onde ele estava internado.

Membro do Partido Democrata e representante do Texas, Wilson coordenou os esforços de liberação de enormes quantias para a CIA e sua estratégia de apoio aos mujahedines afegãos que combatiam as forças soviéticas, após a invsão de 1979.

O livro que relata suas articulações políticas na época foi adaptado para o cinema em 2007, no filme "Jogos de poder" ("Charlie Wilson's war"), no qual atuaram Tom Hanks e Julia Roberts.

"Charlie Wilson teve uma vida que foi grande demais até mesmo para os parâmetros de Hollywood", declarou em um comunicado o governador do Texas, Rick Perry.

Entre os vários grupos de mujahedines financiados pela CIA que lutavam contra os soviéticos estava o atual líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host