UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 14h54

Os combates se intensificam no sul do Afeganistão

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou nesta quarta-feira que constatou uma intensificação dos combates na província afegã de Helmand, onde a Otan planeja uma grande ofensiva.

"A intensificação recente das operações militares na província de Helmand provocou um forte aumento no número de feridos que requerem atenção médica urgente", afirmou o CICV em um comunicado.

O general britânico Nick Carter, que comanda 45.000 homens das forças da Otan em Helmand, anunciou em 26 de janeiro que uma grande ofensiva será lançada em breve na região para obrigar os talibãs a abandoná-la.

A província de Helmand, localizada no sul do Afeganistão, atualmente escapa do controle das forças afegãs e internacionais.

Sob fogo talibã, disparos com armas automáticas e de foguetes, os marines americanos continuavam avançando na direção da cidade de Marjah, também no sul do Afeganistão e outro objetivo da ofensiva anunciada.

Na noite de terça, dezenas de soldados transportados por helicópteros se instalaram num cruzamento deserto da periferia nordeste da cidade, sofrendo imediatamente ataques de franco atiradores talibãs.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host