UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 18h58

Amorim, Moratinos e Ashton se reúunem na próxima segunda-feira

Os chanceleres espanhol e brasileiro, Miguel Angel Moratinos e Celso Amorim, e a representante de Política Externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, vão se reunir na próxima segunda-feira em Madri para tratar de vários assuntos, entre eles comércio, Haiti, mudanças climáticas e Honduras.

A denominada reunião ministerial de diálogo político faz parte de um acordo de Associação Estratégica, firmado entre os países em 2007, indicaram fontes diplomáticas espanholas nesta quinta-feira.

A UE mantém este tipo de acordo de associação estratégica com países com os quais quer desenvolver uma relação especial, como Estados Unidos, Rússia, Canadá e México. Como parte disso, a UE e o Brasil preveem organizar uma reunião no segundo semestre de 2010.

Amorim, Morantinos e Ashton conversarão na segunda-feira sobre atualidades internacionais e temas latino-americanos: cooperação no Haiti, negociações sobre mudança climática e a situação em Honduras.

A Espanha, por sua vez, demonstrará sua vontade de reativar as negociações de liberalização comercial entre a UE e o Mercosul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    0,18
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h08

    -0,68
    63.650,93
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host