UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 17h50

Chávez saúda Ahmadinejad no aniversário da Revolucão Islâmica

O presidente venezuelano Hugo Chávez saudou nesta quinta-feira o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad pelo 31º aniversário da República Islâmica e defendeu o "desenvolvimento energético" impulsionado pelo governo de Teerã.

"Daqui enviamos um cumprimento solidário ao presidente Mahmud Ahmadinejad e ao povo iraniano, à Revolução Islâmica", disse Chávez durante um programa de seu Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), transmitido pela rede de televisão oficial VTV.

O presidente disse que enviou uma "carta de felicitações" a Ahmadinejad e compartilhou com seus simpatizantes as primeiras linhas da mensagem.

"Receba um fraternal cumprimento bolivariano com o querido povo do Irã em nossos corações. Em nome do povo da Venezuela quero estender uma afetuosa saudação pelas comemorações do 31º aniversário da Revolução Islâmica", leu Chávez.

"A Venezuela entende claramente a luta do Irã porque é a mesma luta pela nossa soberania. É preciso seguir repelindo a pretensão do imperialismo ianque de impedir o desenvolvimento econômico e energético do Irã", disse, em referência aos planos nucleares que Teerã está desenvolvendo.

Nesta quinta-feira, Ahmadinejad voltou a desafiar o ocidente com seus planos de enriquecimento de urânio em um ato oficial em que foi negado o acesso aos líderes opositores, enquanto ocorriam enfrentamentos isolados entre as forças de segurança e os seguidores da oposição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,38
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h52

    0,03
    65.295,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host