UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 17h33

Colaborador de Berlusconi é envolvido em escândalo sexual

O chefe da Proteção Civil, Guido Bertolaso, um dos mais fiéis assessores de Silvio Berlusconi, teria obtido favores sexuais em troca de sua intervenção na concessão de licitações, informa a imprensa italiana nesta quinta-feira.

Muito elogiado por sua gestão do terremoto de L'Aquila em 2009, Bertolaso, 59 anos pediu demissão na quarta-feira depois de revelações sobre um escândalo referente a licitações de obras milionárias na ilha Magdalena, na Sardenha, cogitada para sediar a cúpula do G8 do ano passado. No entanto, Berlusconi rejeitou esta demissão.

A cúpula acabou sendo realizada em L'Aquila, em solidariedade para com as vítimas do terremoto. No entanto, as obras previstas foram realizadas, graças a uma verba suplementar de 300 milhões de euros.

Quatro pessoas já foram detidas, entre elas o número dois da Defesa Civil, Angelo Balducci, encarregado de coordenar as obras do G8.

De acordo com o jornal La Repubblica, "Guido Bertolaso obteve favores sexuais da empresa de construção Anemone", cujo diretor, Diego Anemone, 39 anos, foi preso na quarta-feira.

O La Repubblica e o Corriere della Sera publicaram nesta quinta-feira gravações telefônicas entre Bertolaso e o empresário, na qual se pode ouvir o colaborador de Berlusconi dizendo: "Bom dia, é Guido, acabo de retornar dos Estados Unidos, se Francesca estiver disponível hoje à tarde gostaria de voltar para uma segunda sessão".

Os encontros de Bertolaso teriam acontecido entre 2008 e 2009, em um spa financiado pela Anemone.

O chefe da Defesa Civil se defendeu nesta quinta-feira, em entrevista divulgada pela TV.

"São acusações infames. Trata-se de um grande mal-entendido. Francesca é apenas uma excelente fisioterapeuta", alegou.

Pelo menos cinco licitações, entre elas a referente à construção de um centro de convenções e de um hotel de luxo na Sardenha para a cúpula do G8, teriam sido "influenciadas" desta forma, segundo os investigadores citados pela imprensa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host