UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 14h34

Costa leste dos Estados Unidos paralisada; a neve bate recorde

A costa leste do Estados Unidos ficou mais uma vez paralilsada nesta quinta-feira, com as repartições federais de Washington fechadas pelo quarto dia consecutivo, depois de uma tempestade de neve excepcional.

Baltimore, Filadélfia e Washington também sofreram com duas nevascas monumentais jamais registradas desde que começaram a ser feitas as previsões meteorológicas nos Estados Unidos, com 1,71 m de neve na capital.

Os ventos gelados ocasionaram uma série de engarrafamentos e um dia caótico nos aeroportos. Cerca de 5.500 voos foram cancelados na véspera na capital, segundo balanço do jornal USA Today.

O aeroporto Ronald Reagan da capital continuava fchado nesta quinta-feira.

O Centro de Meteorologia Nacional (NWS) emitiu um novo alerta em relação aos engarrafamentos nas estradas que unem Washington e Baltimore. Os metereologistas alertaram aos motoristas de que os ventos poderão alcançar os 50 km/h e, nesse caso, é possível que os flocos de neve voem de um lado para outro e coloquem em perigo as condições de circulação.

A maioria dos 230.000 funcionários federais está trabalhando em casa pelo quarto dia consecutivo. Calcula-se que isso vai gerar uma perda de produtividade de 100 milhões de dólares por dia. As escolas da capital não abrirão até a próxima semana.

O Senado, que fechou na véspera, deve retomar suas atividades nesta quinta. De fato, os senadores democratas anunciaram que desejam voltar ao Capitólio especialmente para trabalhar em uma série de projetos de lei para o emprego.

Na Casa Branca, Barack Obama não programou nenhuma atividade pública até que a situação melhore. Até os membros do Serviço Secreto, a unidade de elite encarregada de proteger o presidente, deixaram seus postos para se refugiar nos carros estacionados diante das grades do portão da presidência.

Milhares de casas estão sem eletricidade na região desde sexta-feira, e os fortes ventos previstos para hoje à noite podem piorar a situação.

A neve, por outro lado, faz a alegria de muitos moradores da capital, que marcaram mais uma grande guerra de bolas de neve para hoje à tarde. A primeira, no sábado, reuniu milhares de pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host