UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 07h25

Bill Clinton se recupera bem e deve receber alta nesta sexta

A cirurgia a que foi submetido o ex-presidente americano Bill Clinton transcorreu sem problemas, sua recuperação é excelente e ele deve receber alta nesta sexta-feira, informou seu médico pessoal, Alan Schwartz.

"O prognóstico é excelente. Esperamos que ele possa voltar para casa amanhã (sexta)", declarou Schwartz à imprensa.

Clinton, 63 anos, foi internado no hospital presbiteriano do campus da Universidade de Columbia após sentir uma dor no peito na tarde de quinta-feira.

Após se consultar com seu cardiologista, foi submetido a duas angioplastias com endopróteses ('stents') em uma de suas artérias coronárias.

A operação consiste em introduzir uma pequena estrutura de metal ou plástico na artéria que alimenta o sangue no músculo cardíaco, para evitar que ela se feche e produza um infarto.

O ex-presidente já tinha se submetido em 2004 a uma operação para colocar quatro pontes de safena e liberar quatro artérias bloqueadas, recuperando-se satisfatoriamente.

Clinton visitou o Haiti na última semana como parte do esforço internacional para ajudar o país caribenho após o terremoto do dia 12 de janeiro, que deixou mais de 200 mil mortos e cerca de um milhão de feridos.

O democrata Bill Clinton foi o presidente número 42 dos Estados Unidos, e governou durante dois mandatos consecutivos entre 1993 e 2001. É casado com a atual secretária de Estado, Hillary Clinton, com quem tem uma filha, Chelsea.

Quando seu marido foi internado, nesta quinta-feira, Hillary estava em Washington, onde se reuniu com o presidente Barack Obama na Casa Branca.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h50

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h58

    -1,25
    74.448,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host