UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 15h35

Casa da Moeda despede funcionários pela cunhagem de "Chiie" em vez de "Chile"

O Chile mantém em circulação desde 2008 milhares de moedas de 50 pesos com o nome do país escrito errado, o que foi descoberto no final de 2009 e que motivou a demissão, nesta semana, de altos funcionários da Casa da Moeda, entidade encarregada da cunhagem.

No verso da moeda de 50 pesos (o equivalente a cerca de 10 centavos de dólar), que tem estampado o rosto do libertador Bernardo O'Higgins, aparece a palavra "Chiie" em vez de Chile.

Além disso, a moeda leva a assinatura de um mestre que trabalhava na instituição, apesar do Banco Central ter solicitado não incluí-la.

O duplo erro, que colocou em dúvida a confiabilidade da Casa da Moeda, soma-se a uma série de irregularidades denunciadas na cunhagem de moedas e nas medalhas comemorativas, o que motivou nesta semana a demissão do diretor-geral da instituição, Gregorio Iñiguez, assim como do cunhador, Pedro Urzúa.

Apesar do erro, o Banco Central informou que a moeda tem valor. Mas se os usuários preferirem, podem trocá-la.

Tudo isso aconteceu em 2008, ano em que a instituição passou a ser sociedade anônima, um feito que gerou protestos entre os empregados.

Houve até quem dissesse que o erro com o nome do país foi intencional.

"O erro com a palavra "Chiie" não foi percebido por mim nem por todas as pessoas que viram e aprovaram depois", disse Urzúa ao jornal El Mercurio.

"Trata-se de um erro, mas a moeda não perde seu valor por isso", frisou à AFP a especialista em numismática e filatelia, Rosa Lara.

"Além disso não podemos retirá-las do mercado porque foi distribuída uma grande quantidade", explica Lara, para quem, para colecionadores, a moeda poderá custar o dobro de seu valor, mas que isso não deve ocorrer tão cedo, já que há muitas circulando.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host