UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 10h07

Enviado da ONU satisfeito com as discussões com a Coreia do Norte

O enviado especial da ONU, Lynn Pascoe, se declarou nesta sexta-feira muito satisfeito com sua missão na Coreia do Norte, num momento em que a comunidade internacional tenta reativar as negociações de desarmamento nuclear do regime de Pyongyang, informou nesta sexta-feira a imprensa chinesa.

Pascoe, que chegou na terça-feira à Coreia do Norte, fez estas declarações à agência oficial Nova China no aeropuerto de Pyongyang, antes de empreender viagem para Pequim.

A comunidade internacional tenta que a Coreia do Norte volte à mesa de negociações sobre seu programa de desnuclearização, iniciadas em agost de 2003 e que incluem a Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, Estados Unidos e Rússia.

A Coreia do Norte abandonou as negociações em abril de 2009 depois de um lançamento de míssil que foi punido pelo Conselho de Segurança da ONU. Depois procedeu a um segundo teste nuclear, consecutivo ao realizado em 2006.

O regime comunista norte-coreano se declarou em seguida disposto a retomar o diálogo, mas apenas se fossem levantadas as sanções impostas. Também exigiu como condição a assinatura de um tratado de paz com os Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host