UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 10h01

Índia e Paquistão retomarão o diálogo em 25 de fevereiro

O Paquistão anunciou que a retomada do diálogo com a Índia ao nível de altos funcionários das Relações Exteriores acontecerá em 25 de fevereir, em Nova Délhi, mais de um ano depois da interrupção do processo de paz por causa dos atentados de Mumbai.

"Foi decidido que as conversações bilaterais em nível de secretário de Relações Exteriores serão realizada em 25 de fevereiro em Nova Délhi", indicou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

No início de fevereiro, a Índia propôs ao Paquistão iniciar discussões ao nível de secretários das Relações Exteriores.

Os secretários das Relações Exteriores são os funcionários de maior escalão de ambos ministérios, mas não são ministros nestes dois países vizinhos dotados de armas nucleares, que já se enfrentaram em três guerras desde sua independência em 1947.

A Índia e o Paquistão iniciaram um diálogo de paz no início de 2004 que ajudou a diminuir a tensão entre os dois rivais asiáticos, principalmente em relação à disputa da região da Caxemira.

No entanto, este diálogo foi interrompido depois dos ataques cometidos pr de homens armados em Mumbai, que a Índia atribuiu ao grupo militante Lashkar-i-Taiba, cuja sede se encontra no Paquistão. Este comando matou 166 pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host