UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 19h08

Líder da Al Qaeda no Iraque ameaça eleições legislativas

O líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Omar al-Baghdadi, ameaçou em uma gravação de áudio nesta sexta-feira impedir as eleições legislativas no país através de "meios militares", informou o centro de vigilância SITE.

Foi decidido "evitar as eleições de todas as formas possíveis, primeiramente por meios militares", informou o líder em uma mensagem de pouco mais de meia hora, segundo o SITE.

O centro de monitoramento informou que Baghdadi condenou as eleições de 7 de março como um crime político cometido pelos xiitas.

A campanha para as eleições legislativas multipartidárias do dia 7 de março começou nesta sexta-feira, alguns meses antes da retirada massiva das tropas norte-americanas do país.

Nesta eleição, quase 19 milhões de iraquianos poderão eleger entre 6.100 candidatos os 325 deputados que ocuparão as cadeiras no Parlamento pelos próximos quatro anos.

Os Estados Unidos invadiram o Iraque no início de 2003 alegando que o ex-ditador Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa, e desde então mantêm tropas no país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h00

    0,32
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h07

    1,73
    63.745,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host