UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 12h55

ONU cria grupo de assessoria para financiamento da luta contra aquecimento

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta sexta-feira a criação de um novo grupo de assessoria internacional para o financiamento da luta contra a mudança climática.

O objetivo deste grupo de alto nível será "mobilizar os recursos que os Estados se comprometeram a oferecer durante a recente conferência do clima de Copenhague".

O grupo terá como co-presidentes o primeiro-ministro britânico Gordon Brown e seu colega da Etiópia, Meles Zenawi, indicou Ban Ki-moon durante uma audioconferência junto com Brown e Zenawi.

O grupo será integrado por chefes de Estado ou de Governo, membros de ministérios e bancos centrais, e especialistas da área de finanças e desenvolvimento. Sua integração será equilibrada, já que contará com membros de países desenvolvidos e em desenvolvimento, segundo o chefe da ONU.

Sua primeira tarefa será mobilizar os financiamentos dos governos e dos setores privados para cumprir com o objetivo de alcançar cem bilhões de dólares antes de 2020, acrescentou.

O grupo deverá entregar um informe preliminar em maio ou junho durante a próxima reunião da Convenção sobre o Clima das Nações Unidas e fazer recomendações finais visando à próxima conferência internacional que será realizda no México, de 29 de novembro a 10 de dezembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h39

    0,50
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h46

    0,31
    74.674,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host