UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 22h43

Otan anuncia início de ofensiva contra Talibãs no Afeganistão

Milhares de soldados das forças norte-americanas e afegãs lançaram uma grande ofensiva contra um dos últimos redutos dos talibãs no sul do Afeganistão, anunciou um funcionário da Otan.

O ataque em Marjah, em uma das principais regiões produtoras de ópio da província de Helmand, é a primeira fase de uma importante operação para restablecer o controle do governo afegão na região.

"As informações de que a ofensiva já começou não são falsas", destacou o funcionário da Otan, que pediu o anonimato.

De acordo com as forças americanas, a operação Mushtarak ("Juntos", em dari) deve ser a mais importante contra as forças talibãs desde que o presidente americano, Barack Obama, anunciou uma nova estratégia para as tropas americanas no Afeganistão, e uma das ofensivas importantes desde o início da intervenção americana no país, em 2001.

Mais de mil dos 80.000 habitantes de Marjah deixaram a cidade antes do início da operação. No entanto, insurgentes que entraram na cidade nos últimos dias impediram a fuga de várias pessoas.

Helicópteros da Otan lançaram panfletos sobre a cidade e arredores, onde vivem cerca de 125.000 pessoas, pedindo à população que não saia de casa após o início da ofensiva.

Além disso, a emissora de rádio local divulga mensagens informando à população que a operação das forças americanas e afegãs tem como objetivo limpar a área de insurgentes, e não quer atingir os civis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,67
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,31
    75.990,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host