UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 12h39

Presidiários ingleses aprendem a bordar para fazer relax mental

Coelhinhos com corações cor de coral, colchas cobertas de gatinhos e almofadas com a palavra "Love": indiferentes ao que possam dizer, centenas de presidiários ingleses estão aprendendo a bordar em suas celas dentro de um programa de relaxamento mental.

"Isso nos dá um objetivo. E é um motivo de orgulho para nós", assume Richard, um dos muitos presos que aderiu ao projeto da organização Fine Cell Work (Trabalhos manuais na prisão, em tradução livre).

O que começa como simples curiosidade parece que acaba virando mania entre os presos, que passam horas bordando.

Um dos trabalho manuais de Richard foi, inclusive, selecionado para participar numa exposição de colchas organizada pelo prestigioso museu londrino Victoria and Albert.

Até os presos "mais durões" aderiram ao passatempo.

Desde seu lançamento há 12 anos, cerca de 3.000 presidiários participaram nos programas promovidos pela Fine Cell Work, segundo sua diretora, Katy Emck.

Os presos passam uma média de 17 horas diárias na cela e a metade deles é formada por analfabetos, que não sabem ler. "Não é de estranhar que o Fine Cell Work tenha feito sucesso imediato", explica Emck, que conta como foi sua primeira experiência numa prisão.

"Eu estava muito nervosa. Eram 30 presos numa sala e, quando perguntei se queriam aprender a fazer tapetes, todos levantaram a mão".

Desde então, a organização tem listas de espera. Os cerca de 200 voluntários da associação, totalmente financiada por doações privadas, dão aulas em 26 prisões.

Mais de 300 presidiários participam dos cursos, dos quais 80% de homens e 20% de mulheres, sendo que a população carcerária feminina é de apenas 4%.

Eles ainda se beneficiam da venda de bordados, que lhes garante algumas libras por semana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host