UOL Notícias Notícias
 

14/02/2010 - 15h19

EUA estão preparando novas medidas para pressionar o Irã

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou neste domingo, em Doha, que os Estados Unidos estão preparando com seus alilados novas medidas pasra forçar o Irã a abandonar suas 'decisões provocativas' no campo nuclear.

"Estamos trabalhando ativamente com nossos sócios regionais e internacionais para preparar e implementmar novas medidas que convençam o Irã que é preciso mudar de rumo", afirmou.

"O Irã deixa a comunidade internacional com a única opção de impor um custo maior a suas decisões provocativas".

Hillary também disse estar decepcionada com a falta de progressos nas negociações de paz entre israelenses e palestinos, mas admitiu que não se pode impor soluções.

"Sei que há pessoas decepcionadas porque ainda não conseguimos um avanço. O presidente Barack Obama, o senador George Mitchell (enviado americano) e eu estamos decepcionados", afirmou ainda.

"Nossa determinação é forte e estamos decididos a solucionar este conflito de uma vez por todas. Mas temos de recordar que nem os Estados Unidos nem nenhum outro país podem impor soluções. As partes devem resolver suas diferenças mediante negociações", assinalou.

A secretária de Estado norte-americana chegou neste domingo a Doha, Qatar, etapa prévia de uma visita à Arábia Saudita, dentro de um giro regional em busca de apoio para reforçar as sanções contra o Irã e sua política nuclear.

Hillary Clinton se encontrou com o emir de Qatar, xeque Hamad Ben Jalifa Al Thani, e pronunciou um discurso na sétima edição do Fórum Mundial Islã-Estados Unidos.

Em Doha, Clinton também se reune com o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan para discutir sobre o caso do Irã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host