UOL Notícias Notícias
 

15/02/2010 - 10h34

Celso Amorim participa, em Madri, de negociações entre UE e Mercosul

Com a participação do chanceler brasileiro Celso Amorim, representando o Mercosul, e delegados da União Europeia, está sendo analisada nesta segunda-feira, na Espanha, a retomada das negociações entre os dois blocos, que poderão concluir com um tratado de livre comercio - durante a cúpula ministerial de maio, em Madri, entre a UE e a América Latina.

Segundo o ministro espanhol das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, "testaremos hoje o nível de ambição de ambas as partes" e "poremos sobre a mesa se essa vontade será suficiente para fazer avançar a negociação, até o mês de maio.

Também participa da reunião ministerial UE-Brasil, de diálogo político, a alta representante de Política Externa da UE, Catherine Ashton. Moratinos representa a presidência temporária espanhola da UE.

Segundo o chanceler espanhol, "há vontade de avançar o máximo" entre ambos os blocos, que começaram as negociações comerciais no ano 2000 mas não puderam conclui-las por estarem, na época, vinculadas ao fechamento da rodada de Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC).

Agora, ante a paralisia existente na OMC em relação a Doha, estima-se que países e blocos regionais devam buscar os próprios pactos comerciais.

"Acho que existe, tanto por parte do Mercosul - logicamente pelo Brasil -, quanto por parte da União Europeia o desejo de um acordo ambicioso", afirmou Moratinos antes do encontro.

Segundo o ministro espanhol, "houve uma mudança de atitude por parte de Argentina, Brasil e de outros membros do Mercosul, de não mais vincular a rodada de Doha a possíveis avanços no acordo bilateral com a UE".

A presidência espanhola da UE defende a assinatura de um pacto durante a cúpul UE-América Latina de maio, em Madri.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    0,10
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h02

    1,58
    62.646,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host