UOL Notícias Notícias
 

15/02/2010 - 08h47

Hillary Clinton: EUA temem instauração de "ditadura militar" no Irã

A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, disse nesta segunda-feira, em Doha, temer que o Irã se converta em "ditadura militar" com a Guarda da Revolução - o poderoso exército ideológico do regime islâmico - conquistado tanto poder que, na prática, suplantaria o governo, no controle das indústrias do país.

"Estamos vendo que o governo do Irã (...) caminha para uma ditadura militar", declarou Hillary Clinton, durante um encontro com estudantes.

Em palestra no campus Carnegie Mellon, da universidade do Qatar, a secretária de Estado americana negou que os Estados Unidos tenham planos para atacar o Irã por seu programa nuclear, destacando que seu país deseja tentar unir a comunidade internacional para pressionar o Irã através de sanções.

Hillary Clinton viaja por países do Golfo Pérsico como parte de ofensiva diplomática destinada a fazer com que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprove a imposição de uma quarta rodada de sanções contra Teerã.

Nesta segunda-feira ela segue para a Arábia Saudita. Representantes do governo americano acreditam que os sauditas, aliados da China, podem ter um papel crucial para convencer Pequim a apoiar novas sanções contra o Irã.

Hillary Clinton deverá se reunir com o rei Abdullah e com o Ministro do Exterior, príncipe Saud al-Faisal, durante esta sua primeira visita à Arábia Saudita.

No domingo, Hillary afirmou no Qatar que existem evidências de que o Irã está procurando construir uma bomba nuclear e pediu que o país reconsidere suas decisões políticas perigosas.

Em pronunciamento durante o fórum Estados Unidos-Mundo Islâmico, realizado em Doha, ela disse que os Estados Unidos gostariam de retomar as relações de modo pacífico com o Irã, mas que isto não acontecerá enquanto continuarem construindo sua bomba.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host