UOL Notícias Notícias
 

16/02/2010 - 16h26

Argentina exige permissão para passagem de embarcações com destino às Malvinas

Os barcos que atravessarem águas argentinas com destino às Ilhas Malvinas deverão ter uma autorização prévia das autoridades da Argentina, informou nesta terça-feira o chefe de Gabinete, Aníbal Fernández.

"Qualquer embarcação que quiser transitar entre portos localizados na Argentina continental e portos localizados nas Ilhas Malvinas ou atravessar águas jurisdicionais argentinas em direção a estes últimos" terá que pedir permissão prévia ao governo argentino, disse Fernández, ao divulgar um decreto assinado nesta terça-feira pela presidente Cristina Kirchner.

O decreto especifica que terão que ser declaradas as mercadorias que forem transportadas "de forma direta ou indireta" entre portos da Argentina e das Malvinas, arquipélago do Atlântico sul cuja disputa pela soberania desencadeou uma guerra com a Grã-Bretanha em 1982.

A medida argentina é uma resposta à autorização dada pela Grã-Bretanha para o início da exploração de petróleo na bacia das Malvinas, ocupadas pelos britânicos desde 1833.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h10

    -0,58
    75.565,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host