UOL Notícias Notícias
 

16/02/2010 - 11h06

Irlanda/pedofilia: Papa quer "restaurar a credibilidade da Igreja"

O Papa Bento XVI exortou os cerca de 20 bispos da Irlanda, que recebeu em audiência no Vaticano na segunda e nesta terça-feira, a tomarem medidas para "restaurar a credibilidade moral e espiritual da Igreja" afetada por escândalos de pedofilia.

Os bispos se disseram, em troca, dispostos a cooperar com a justiça da Irlanda, onde sacerdotes, acobertados por sua hierarquia eclesiástica abusaram de crianças, segundo a Santa Sé.

Bento XVI havia se mostrado indignado com estes atos "particularmente execráveis" praticados durante décadas.

Segundo o cardeal brasileiro Claudio Hummes, prefeito da congregação para o clero, os padres pedófilos devem ser castigados, inclusive pela justiça comum.

Bento XVI convocou os bispos da Irlanda para um encontro, com o objetivo de tentar restabelecer a confiança dos fiéis desse país.

No dia 11 de dezembro passado, em audiência com o cardeal Sean Brady, primaz da Igreja da Irlanda, Bento XVI havia qualificado os abusos de "crimes abomináveis".

O escândalo provocou a renúncia de quatro bispos.

O Papa havia também anunciado que, chegado o momento, publicaria uma carta pastoral sobre o assunto e essa poderá ser divulgada ao término desse encontro episcopal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host