UOL Notícias Notícias
 

16/02/2010 - 14h05

Sarkozy viaja ao Haiti para anunciar ajuda financeira ao país

O presidente francês Nicolas Sarkozy viaja nesta quarta-feira ao Haiti, onde anunciará uma ajuda financeira "extremamente significativa" para a reconstrução do país, devastado pelo terremoto do dia 12 de janeiro que deixou pelo menos 217 mil mortos.

A visita de Sarkozy foi qualificada de "histórica" pelo presidente haitiano René Preval, já que se trata da primeira viagem de um presidente francês à antiga colônia vinculada ao país europeu pela língua e cultura.

Sarkozy permanecerá no Haiti por poucas horas na manhã de quarta-feira já que, segundo fontes da presidência, houve "dificuldades técnicas" de organização.

Os presidentes da França e do Haiti sobrevoarão de helicóptero as áreas mais afetadas pelo terremoto, em particular os arredores da capital Porto Príncipe.

Depois, darão uma coletiva de imprensa durante a qual Sarkozy anunciará a ajuda francesa que será "extremamente significativa em termos financeiros", indicaram fontes da presidência.

Uma das prioridades é ajudar na reconstrução do Estado haitiano, que perdeu no terremoto 40% de seus funcionários e quase todos os edifícios administrativos.

"O terremoto é uma oportunidade para reconstruir os prédios, mas também e sobretudo o Estado", disse à AFP um diplomata francês, que lembrou que a ajuda bilateral francesa é de cerca de 30 milhões de euros anuais.

O diplomata acredita em "um grande esforço na formação de quadros administrativos".

Nesse contexto, a França poderá renunciar à ideia de reconstruir a sede da presidência haitiana no mesmo local, como havia anunciado Preval.

"Reconstruí-la da mesma forma, no mesmo lugar, na falha do terremoto, é algo muito caro e complicado. Ainda que se trate de um símbolo, não vamos começar por ali", disse o diplomata.

A França promoverá um movimento de descentralização no país, que concentra suas atividades essenciais em Porto Príncipe, onde vivem dois dos dez milhões de haitianos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host