UOL Notícias Notícias
 

17/02/2010 - 08h58

Hillary Clinton "proferiu mentiras" contra o Irã (Khamenei)

O guia espiritual supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, considerou que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, "proferiu mentiras" contra o Irã durante sua turnê pelo Golfo Pérsico - registrou nesta quarta-feira o site de informação do governo.

"Os que transformaram o Golfo Pérsico em depósito de armas para bombear o dinheiro dos países da região enviam, agora, sua agente com falsidades", declarou o número um iraniano durante discurso em Teerã para moradores de Tabriz (nordeste).

Hillary Clinton defendeu com vigor terça-feira, no último dia de sua viagem à região, a política de pressões, principalmente novas sanções internacionais contra o Irã, dizendo duvidar fortemente dos objetivos pacíficos proclamados do programa nuclear de Teerã.

Ela também considerou que o "Irã caminha para uma ditatura militar" denunciando o papel dos Guardas da Revolução - o exército ideológico do regime islâmico nas estruturas políticas e econômicas do país.

A secretária americana realizou a turnê no Golfo para recolher um apoio internacional a novas sanções contra o Irã por seu programa nuclear controverso e após o lançamento, pelo Irã, da produção de urânio enriquecido a 20%.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host