UOL Notícias Notícias
 

17/02/2010 - 20h30

Obama e rei Juan Carlos conversam sobre América Latina em primeiro encontro

O rei espanhol Juan Carlos I e o presidente americano Barack Obama se reuniram pela primeira vez nesta quarta-feira, durante um almoço na Casa Branca, durante o qual conversaram sobre América Latina e Oriente Médio, informou o chanceler espanhol Miguel Angel Moratinos.

Obama "se interessou de forma muito particular pela América Latina, (para) conhecer um pouco do sentimento geral vivido em todo o subcontinente" do ponto de vista da experiência do monarca espanhol, informou Moratinos, que participou do encontro de quase uma hora e meia.

Brasil, Cuba, Venezuela e México foram os países sobre os quais ambos os chefes de Estado repassaram suas respectivas relações diplomáticas, em um ambiente "extremamente cordial e muito caloroso", explicou o chanceler espanhol.

O presidente Obama "reconheceu a capacidade de interlocução do rei" com a região e mostrou interesse em ações conjuntas, segundo Moratinos.

Sobre Cuba e Venezuela, dois países com os quais Washington mantém uma relação difícil, Obama e Juan Carlos conversaram um "certo tempo", acrescentou.

Juan Carlos I, de 73 anos, também explicou a Obama seus pontos de vista sobre o Oriente Médio a partir de sua boa relação com os líderes da região, como o rei saudita Abdullah e o presidente sírio Bashar al-Asad.

Os Estados Unidos, lembrou Obama, agradecem o esforço espanhol e europeu no Afeganistão, onde vários países da União Europeia (UE) decidiram aumentar suas tropas para acompanhar a ampliação do contingente americano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    -0,23
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h44

    0,05
    68.391,61
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host