UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 15h50

Afeganistão: sete policiais afegãos mortos por engano pela Otan

Um ataque aéreo da Otan matou por engano nesta quinta-feira sete policiais afegãos e feriu outros dois no norte do Afeganistão, informaram fontes oficiais afegãs.

"Às 14H30 (10H00 GMT), uma patrulha do Exército afegão, da polícia e da Otan foi atacada por talibãs no distrito de Imam Sahib", na província de Kunduz, declarou à AFP o porta-voz do ministério do Interior afegão, Zemaray Bashary.

Foi solicitado apoio aéreo da Otan e "as forças afegãs foram bombardeadas por engano", acrescentou Bashary.

"Sete policiais morreram, entre eles dois oficiais, e dois policiais ficaram feridos", disse o porta-voz.

O diretor do hospital central de Kunduz, Nur Ull Haq Hakimi, confirmou à AFP ter recebido "os corpos de sete policiais e dois feridos".

O governo local confirmou o incidente, mas não deu detalhes, limitando-se a informar que havia mortos e feridos.

Procurado pela AFP, um porta-voz da Otan disse que "ocorreu um incidente mas a investigação ainda está em curso".

Segundo o governador da província, Mohammed Omar, as forças afegãs e internacionais inspecionavam casas quando foram atacadas por tiros de talibãs que estavam próximos.

No passado, a Otan matou várias vezes por engano seus próprios soldados, militares, policiais afegãos e, sobretudo, civis.

Em novembro de 2009, pelo menos 25 soldados da Otan e do exército afegão foram feridos por engano durante um bombardeio aéreo no oeste do Afeganistão.

No dia 19 de agosto, quatro policiais morreram e três ficaram feridos no ataque de um helicóptero das forças internacionais na província de Ghazni.

E no dia 8 de março, a Otan anunciou ter matado dois policiais em uma operação contra os talibãs na província de Kapiza, no noroeste de Cabul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host